EXAMES DE PROFICIÊNCIA

Exames de Proficiência são provas cujo objetivo é medir a compreensão e produção em um determinado idioma. Esses testes avaliam a escrita, a leitura, a fala e a escuta na língua estrangeira. O nível obtido após a prova está de acordo com uma escala de referência, como o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

 

Os processos seletivos de intercâmbios realizados pela Poli (Duplo Diploma e Aproveitamento de Estudos) não exigem a proficiência linguística, mas caso você possua algum certificado, é altamente recomendável que ele seja apresentado.

No entanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas podem exigir um nível mínimo de conhecimento de um idioma. Essa informação deve ser buscada com a própria IES de interesse, uma vez que esse requisito pode variar entre as universidades.

Duplo Diploma e Aproveitamento de Estudos

Aucani

Para intercâmbios através da AUCANI, é necessário ter um comprovante de proficiência válido. As informações necessárias estão disponíveis em:

http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/mobilidade/proficiencia-em-lingua-estrangeira/

Tipos de exames

- Inglês

A proficiência em inglês é exigida muitas vezes não só nos países de língua inglesa; algumas universidades em outros lugares, como França, Itália, Portugal, Alemanha etc. oferecem alguns dos cursos em inglês e por isso é importante ter um certificado de inglês válido, além do certificado do idioma do país.

Para preparar-se para a certificação em inglês, a iPoli recomenda o curso Toelts para aprender as estratégias necessárias para ir bem na prova. Além de ter um preço acessível e variedade de horários, muitos alunos da Poli fizeram este curso e atingiram a nota pedida pela universidade estrangeira.

TOEFL http://www.ets.org/toefl/test-takers/ibt/about

IELTS https://www.ielts.org/

- Francês

- Alemão

- Espanhol

- Italiano